terça-feira, novembro 28, 2006

Blogs

Na era do "we the media", muitas empresas se perguntam: "como influenciar os blogs?". Obviamente que existem diferentes maneiras, algumas eficientes e outras nem tanto.
Um exemplo que deu errado: A Universal achou que podia obrigar alguém a falar bem de seu filme "Serenity", e se deu mal. A agência de relações públicas do estúdio convidou blogueiros para as pré-estréias do filme, reservando assentos para os responsáveis por blogs de maior audiência.
Para participar, no entanto, era preciso concordar em publicar um parágrafo previamente escrito sobre o filme, com link para o site oficial. Embora as condições não tenham agradado alguns blogs, muitos aceitaram. E a Universal conseguiu a visibilidade que queria. Na semana de estréia, foram monitorados 14,000 posts sobre o filme....a maioria criticando: tanto o filme, quanto a postura da empresa em querer obrigar o que seria dito nos blogs.
Já a Nokia foi mais inteligente. Quando lançou seu novo modelo N90, enviou um celular para os 50 blogueiros mais populares da internet, especialmente os de tecnologia. Ela não pedia nada, apenas enviou. Mas, não tenha dúvidas disso, que todos os blogs postaram sobre o assunto, quase todos com comentários positivos a respeito do celular.
Alguns de vocês podem considerar a atitude da Nokia uma espécie de suborno, tão comum em outras áreas da comunicação, mas em nenhum momento ela exigiu que alguém elogiasse seu novo celular.
Isso já faz algum tempo, e já era hora de começar a acontecer no Brasil também: empresas enxergando nos blogs uma oportunidade de se comunicar com seus clientes. Não sei dizer se é uma ação pioneira com os blogs brasileiros, mas a Intel certamente é uma das primeiras a escolher blogueiros para testarem um novo produto, em uma iniciativa que acompanha a campanha Irmãos Dual Core.
Eu fui um dos selecionados para receber um super computador equipado com o novo processador Intel Core 2 Duo, podendo testá-lo a vontade durante 30 dias. Assim como fez a Nokia lá fora, a Intel não pediu nada, apenas enviou o computador. É óbvio que esperam retorno de mídia disso e comentários positivos dos blogueiros, mas quando se tem confiança no produto, pra que pedir? Basta esperar.
O computador é realmente uma máquina, permitindo realizar diversas tarefas simultaneamente, sem retardar o desempenho do sistema. E pra mim não poderia vir em melhor hora, já que estava há dias querendo jogar "Company Of Heroes" decentemente, um dos games mais devoradores de hardware atualmente. :p
Não sou o mais indicado para discutir a performance do computador, já que minha especialização é comunicação. Mas não é recompensador ver os blogs sendo reconhecidos como veículos de mídia e formadores de opinião? Caras que, com a democratização da informação, tornaram-se peças chaves na estratégia de marketing e RP de uma empresa.
A Intel talvez seja a primeira a enviar um produto para a casa do blogueiro, mas já tivemos por aí outras ações de relacionamento com blogs, incluindo marcas de bebida e fast-food. Sinais da importância que o meio ganhou nos últimos anos e mais uma pá de terra na tese de quem acreditava que não passava de modismo.
Estou curioso agora para saber, quais foram os outros blogueiros que receberam o PC da Intel. Se você foi um deles, deixe um comentário. A única pena vai ser ter que devolver o computador daqui alguns dias, vai deixar saudades quando eu estiver usando meu velho e surrado PC.
http://www.brainstorm9.com.br/