quarta-feira, outubro 25, 2006

Segundo Dualib...

"Tenho, sim, uma teoria. Costumo me preparar de forma direta e de forma indireta quando tenho que trabalhar em idéias novas. Primeiro, de forma direta, o que significa um trabalho exaustivo de leitura, de pesquisa, na maioria das vezes, in loco, em supermercados, por exemplo, onde você pode encontrar consumidores. Depois, sigo o que chamo de preparação indireta, que é quando, na minha opinião, encontro as soluções mais criativas. Por exemplo, coleciono frases que podem me ajudar. Essa coleção de frases, aliás, acabou se transformando em livros, que publiquei nos últimos anos.

Para mim, o cultivo da frase bem construída é algo que me leva a novas idéias, que por sua vez podem levar a novos conceitos e, no final, a uma campanha memorável para os clientes. Da mesma forma, coleciono fotografias e cenas que podem ser inspiradoras em determinados momentos. Coloco-as num livrão preto, desses que você compra em qualquer papelaria, e que mantenho sempre ao meu lado. (...)

As idéias surgem por associações. E quanto mais associações você puder fazer, maiores chances terá de conseguir uma boa idéia criativa – porque é exatamente da quantidade que sai a qualidade. É do grande número de idéias que você vai tirar aquela que vai causar o grande impacto e fazer a diferença no mercado."


Cartas a um Jovem Publicitário - Roberto Dualib
http://ehduca.blogspot.com/