terça-feira, setembro 12, 2006

WEB

Autonomia na Web
por: Alessandro Bender
ITune, Blogs, You Tube, Orkut, My Space… a lista de novidades é enorme, mas com uma característica em comum:Autonomia.A grande maioria dos aplicativos – softwares e hardwares – atualmente é desenvolvida para que o internauta tenha controle total de seus procedimentos. É ele quem define a interface, as funcionalidades, o conteúdo, enfim, tudo aquilo que é possível “customizar” em seus aplicativos.E agora esta onda chegou aos sites, que estavam esquecidos até há pouco tempo. Com a verdadeira enxurrada no mundo cibernético de novas tecnologias, os sites acabaram ficando estáticos, sem grandes alterações de conteúdo, servindo quase como um cartão de visitas virtual.Muitas empresas investiram um bom dinheiro em sites animados e “assinados”, criando um mercado de desenvolvimento de sites de autoria. Inúmeros sites de empresas e pessoais são verdadeiras obras de arte.Outros parecem com games, onde a interação com os botões e com os conteúdos é ágil e divertida.Porém, estes sites têm seu ponto fraco: a atualização. Para atualiza-los é necessário ter grande conhecimento em webdesign ou ter um profissional da área à sua disposição.Hoje este cenário mudou. Com o crescimento dos desenvolvedores de softwares livres, os softwares Open Source hoje estão à disposição de qualquer pessoa, mesmo os não iniciados no universo da programação. E suas interfaces e tutoriais ficaram mais acessíveis e amigáveis.Joomla!Preste atenção neste nome. Ele e outros estarão em breve na sua vida.Existem vários outros softwares CMS similares, reconheço. Mas o Joomla! é uma das experiências mais bem-sucedidas no universo do software livre.O Joomla! (é assim mesmo, com acento de exclamação) é a seqüência de um famoso software de gerenciamento de conteúdo, o Mambo. No ano de 2005, o dono da marca Mambo resolveu transformar seu software em um produto pago, e os desenvolvedores mundo afora se revoltaram e resolveram dar continuidade ao modelo gratuito, agora com a assinatura Joomla! Para quem nunca ouviu falar, algumas informações sobre o Mambo e o Joomla!:- O Mambo teve cinco milhões de downloads só no ano de 2004. O Joomla! já superou a marca do Mambo em menos de dois anos.- "Melhor Projeto de Software Livre do Ano" - UK magazine Linux Format - 2004 (onde desbancou o Firefox)- "Melhor Solução em Código Aberto (Open Source)" - LinuxWorld, San Francisco - 2005- "Prêmio de Contribuição Individual à Comunidade de Código Aberto" - Brian Teeman, um dos desenvolvedores do Joomla! - UK Linux & Open Source Awards 2005- "Melhor Projeto Código Aberto / Linux" - UK Linux & Open Source Awards 2005- "Melhor Solução em Software de Código Aberto" - Linuxworld, Sydney – 2006- Um dos "50 Projetos em Código Aberto Mais Importantes do Mundo" - Linux Summit - San Diego - 2006O mercado que este software abre é muito grande, mas os profissionais de internet precisam mudar sua maneira de relacionamento com seus potencias clientes. Não adianta mais criar um vínculo no modelo “cliente-dependente”.Muitos profissionais aproveitam que detêm conhecimento que o cliente não têm e abusam disto.Isto me lembra a figura do mecânico de antigamente, aquele que abria o capô do carro e falava da rebimboca da parafuseta. Você, que nada conhece de mecânica, tem de aceitar o que a pessoa disse...Uma das novas maneiras de poder atender o cliente de uma maneira diferenciada é agregar serviços aos softwares livres. Eu, por exemplo, fundei o Joombo – www.joombo.com.br - uma empresa de “Autonomia na Internet”. E é isto que eu vendo: Ajudo na implementação do software, analiso o layout mais adequado para o negócio de meu cliente e ofereço módulos de treinamento em Joomla! para que meu cliente possa gerenciar sozinho seu site. A equipe do Joombo atualmente desenvolve novos módulos, traduções, adapta outros softwares Open Source ao Joomla! de acordo com as necessidades do cliente. Os benefícios são inúmeros, já que existem muitas equipes de desenvolvimento espalhadas pelo mundo, bugs são corrigidos, novos módulos e novas funcionalidades surgem a cada dia, e o cliente não precisa pagar um centavo de royalties.O software livre abriu as portas para o verdadeiro sentido de estar On-line, em tempo real, sem precisar de intermediários. Esta revolução já está acontecendo.
Alessandro Bender é publicitário, especialista em Comunicação Estratégica Empresarial, autor da série Comunicação de Negócios da Revista Você SA, professor de Publicidade, Comunicação e Marketing. É sócio da UmaCentral e diretor do Joombo Sites Dinâmicos.

http://www.adonline.com.br/ad2005/artigos_detalhe.asp?id=84